O vulcanismo é um dos fenômenos naturais mais importantes que acontecem na crosta terrestre. Os vulcões são responsáveis pela liberação de magma acima da superfície da crosta. Eles funcionam como válvulas de escape do magma (rocha em estado ígneo) e dos gases que existem nas camadas mais interiores da Terra. Podem ser formados a partir do encontro de placas tectônicas (blocos rígidos imensos que compõem a crosta terrestre), de fissuras (regiões onde já houve movimento de placas ou onde já existiu um vulcão) ou de pontos quentes (locais por onde a placa tectônica passa e é aquecida pelo manto terrestre).
Os vulcões podem ser divididos de acordo com o que expelem. Geralmente, os vulcões provenientes de pontos quentes expelem material de baixa viscosidade derivado de basalto ou de rochas alcalinas. Por outro lado, os vulcões que expelem material com silício em sua composição, frequentemente localizados em pontos de encontro de placas tectônicas, são mais violentos. Nesse caso, ele expele uma mistura com maior quantidade de material volátil como água e gás carbônico, o que funciona como uma garrafa de champagne. Imagine que o movimento das placas seria como agitar a garrafa. Em determinado momento, a pressão interna destampa o vulcão. Ao aliviar a pressão, o material sai rapidamente.
Erupção vulcânica com alta viscosidade (explosiva).
Erupção vulcânica com baixa viscosidade (efusiva).
Segundo dados da Associação Internacional de Vulcanologia, existem atualmente cerca de 500 vulcões ativos em todo o Mundo. Nem todos os vulcões são ativos, ou seja, sujeitos a erupções; alguns, até, conservam-se tranqüilos desde épocas imemoráveis e revelam sua natureza vulcânica somente por fontes termais ou emanação de gás. Este estado de calma pode durar, também, séculos e não é raro o caso de despertar de improviso e de catástrofes súbitas, como no caso do Vesúvio, que, em 79 d.C., destruiu a cidade de Pompéia.
Os principais vulcões do mundo são: Etna (Sicilia), Monte Fuji (Japão), Kilauea (Havai), Krakatoa (Indonésia), Monte Pinatubo (Filipinas), Vesúvio (Itália) e El Chichon (México).
A imagem abaixo mostra as principais áreas vulcânicas do mundo, sendo que, o Círculo de Fogo, localizado no Pacífico, concentra o maior número de vulcões.
Segue abaixo imagens de alguns dos maiores vulcões do mundo e suas imponentes erupções. A primeira e a segunda imagem é do vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia, que entrou em erupção no dia 17 de abril desse ano e causou muito transtorno para os europeus devido a proibição do tráfego aéreo.
A imagem foi capturada pelo satélite Terra da NASA em 17 de abril vemos as plumas vulcânicas se espalhando pelo norte da Europa, vindo da Islância (no topo, à esquerda).
Maior vulcão do mundo: Ojos del Salado, localizado na fronteira entre Argentina e Chile. Com 6.893 metros de altitude. É considerado o segundo ponto mais elevado da América . Esse vulcão é considerado inativo. Estudos recentes dizem que a sua última erupção ocorreu há aproximadamente 1300 anos. Porém na sua cratera, ainda existe fumarolas e no seu entorno existem diversas termas aquecidas pelo seu calor.
Vulcão mais ativo do mundo: O Kilauea é um dos cinco vulcões que compõem as ilhas do Havaí e é considerado por cientistas o vulcão mais ativo do mundo. desde janeiro de 1983 há um fluxo contínuo de emissão de lava proveniente de um dos cones do Kilauea, chamado “Puu oo“.
Nenhum comentário:
Postar um comentário